Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Peixe com alcaparras!


Dia desses, aproveitei uma promoção de molho de tomate no mercado (uns molhos q eu adoro e que vem em vidros grandes), onde eu comprava dois vidros e “ganhava” um vidrinho de alcaparras.
Nunca tinha usado alcaparras na minha vida! Mas conversei com o marido e ele disse que gostava bastante.
Guardei até que eu conseguisse pensar em uma receita adequada para usá-la.
Pensei em um filé de peixe com alcaparras.
Não segui uma receita específica...pesquisei um pouco para encontrar algumas idéias e fui adaptando ao meu gosto e do marido. Vejam o que saiu...
Filé de pescado com alcaparras
4 filés grandes de pescado limpos
100 gr de farinha de trigo
Sal, alho, pimenta e limão a gosto
Alcaparras a gosto
2 colheres grandes de manteiga
Temperei os filés com sal, alho amassado, limão e pimenta do reino moída na hora e deixei descansar. Passei os filés na farinha (diretamente sem ovo mesmo, só para dar uma “segurada” nos filés para não desmancharem na hora de fritar).
Derreti a 1 ½  manteiga em uma frigideira, coloquei os filés e deixei fritar em fogo baixo, virando para dourar dos dois lados. Dispus os peixes em uma travessa.

Antes do "molho" e das alcaparras
Derreti o restante da manteiga até dourar um pouco, coloquei um pouco de sal e as alcaparras. Deixei apurar. Joguei este “molho” por cima dos filés de peixe...
Para uma primeira tentativa acho que ficou bom...como não sou muito delicada, alguns filés quebraram e como fiquei com medo das alcaparras serem salgadas, economizei no sal e achei que poderia ter colocado um pouquinho mais de sal.
Mas gostei do resultado final...como nem tudo são flores, decidi compartilhar com vcs para conhecerem meus “fiascos” também...rs...

4 comentários:

  1. Adoro peixe com alcaparras, comi pela primeira vez em Porto Seguro, na minha lua de mel.
    Fica uma delícia com salmão também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Peixe já é bom né Grazzi, com alcaparras é simplesmente divino. Gostei muito dessa sua receita, muito boa..bjokas

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, vim retribuir o carinho! Que bom que está participando da troquinha, vai ser muito bacana!
    Nossa, eu adoooooro alcaparras... to querendo experimentar uma receita de salmão assado com azeite e alcaparras... huuum...

    ResponderExcluir
  4. Oi,Grazzi !

    Vim te agradecer pelo carinho em seguir meu bloguito! Muito obrigada, de coração!
    Adorei te conhecer e já estou te seguindo pra gente sempre se ver,tá?
    Posso colocar seu blog na lista dos blogs amigos?
    Menina, me deu água na boca tuas receitas, viu? Mãozinhas abençoadas as suas! Parabéns

    Um beijão cheio de carinho!
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir