Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cookies!!!


Tenho que confessar que não faço muitos doces em casa...primeiro que maridão não é muito fã, come um pouquinho mas logo não quer mais...e ai sobra tudo pra mim..rs...e segundo que não é o meu forte tb....não sei o que acontece, que me dou melhor nas receitas salgadas...
Bom, faço poucas coisas açucaradas, mas algumas delas eu faço bem (modesta...rs...)
Então, uma coisa que eu gosto muito são cookies!!!
Tem uma rede de fast food em SP (não sei se tem em todo lugar) onde você monta o seu próprio lanche e depois um “combo” onde pode conter bebida e fritas ou cookies....gente, estes são os melhores cookies que eu já comi...os verdadeiros cookies americanos...
Gosto deles pois não são secos como biscoitos...são molhadinhos no meio e macios...
Depois de muito pesquisar encontrei essa receita e desde então, sempre que posso replico ela em casa. Ela rende ,muitos cookies e eu sempre congelo a massa, assim, quando bate aquela vontade é só assar alguns...rs...
Inclusive fiz essa receita no chá de bebê de uma amiga minha, fizemos em uma versão bem pequenininha, assim eles serviram de lembrancinhas...
Vamos à receita?
1 xícara de manteiga (180g)
1 xícara de açúcar de confeiteiro (115g)
¾ de xícara de açúcar cristal (142g)
1 ovo
3 xícaras de farinha de trigo (330g)
1 colher de bicarbonato de sódio (2g)
1 pitada de sal
2 colheres de chocolate em pó (eu sempre coloco mais!!!)
225g de chocolate meio amargo (também pode ser castanhas, frutas secas, chocolate granulado, o que a criatividade mandar...nesta receita eu usei confeitos de açúcar colorido, mas já fiz muitas variações!)
Como fazer? Bata a manteiga com os açúcares até obter um creme esbranquiçado. Junto o ovo e bata rapidamente.  
Agora acrescente a farinha, bicarbonato, sal, chocolate em pó e gotas de chocolate e envolva delicadamente (com as mãos) até obter uma massa homogênea.

Faça rolinhos de aprox 3/4 cm de diâmetro e envolva em papel alumínio.Leve a geladeira até firmar (mais ou menos 2h). (Eu sempre mantenho no freezer pois normalmente faço a massa em um dia e asso no outro.)

Corte os rolos em fatias de aprox 1cm, coloque em assadeiras (sem untar) e leve para assar em forno pré-aquecido até que estejam dourados.
Eu geralmente deixo pro aprox. 15 minutos (mas cada forno tem suas peculiaridades).
Antes de assar (não liguem para a minha forma velhinha...)
Meu teste é: eu abro o forno e coloco o dedo sobre um cookie, se estiver macio e com aparência de cozido eu desligo e deixo terminar de endurecer fora do forno...assim eles ficam crocantes por fora e macios e molhadinhos por dentro...
Olha como crescem!

Bom gente é isso...façam! Garanto que vale a pena!!!

3 comentários:

  1. Oi Grazzi,

    Adoro cookies!!! Hummm...
    Aqui em casa também faço muito pouco doce, principalmente porque como somos só os dois, acabamos comendo muito! rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu quero tentar fazer!!! =D
    Ficaram com cara de "delícia"...

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  3. Oi Grazzi, adorei essa receita, aqui em casa gostamos muito de cookies, mas nunca acerto fazer, embora sejam fáceis,gostei muito da forma como vc fez, em quadradinhos, pois depois eles crescem e se alargam por si só. Vou tentar sua receita. Ficaram lindos...bjokas

    ResponderExcluir